oqueuqeroachar

quarta-feira, setembro 26, 2012


POR QUE DESISTIMOS TÃO FACIL DE FAZER DIETAS?

0

Pois é amorecos esse assunto é bem complexo mais vou tentar abordar aqui meu ponto de vista, minha experiência e trexos de coisas que li pela net ok.


Nessa nossa luta existem vários fatores que pode-se abordar quando falamos de restrição alimentar para eliminação de peso. Uma das principais é a PERSONALIDADE, que envolve a capacidade de tolerar frustrações e a outra é tão importante quanto , o corte de nutrientes que concertesa vão interferir em seu estado de humor.

E como a alimentação pode interferir no estado emocional de uma pessoa?

Vamos pensar no simples fato da restrição de qualquer elemento básico da sua vida.
Experiente ficar 3 dias sem :
  • Beber agua
  • Tomar Banho
  • Ir ao banheiro
  • Ou para os viciados como eu SEM PC.
Toda restrição é mal tolerada, porque funcionamos com a economia do ganho e da reserva.
Além disso, indo para o campo da ciência, algumas linhas defendem a idéia de que a serotonina cerebral, aquele neuro transmissor responsável por muitos dos nossos comportamentos, estados do humor, ansiedade, agressividade, e saciedade, é modulada pela dieta, principalmente pela quantidade de macro nutrientes: carboidratos, proteínas e aminoácidos isolados. Sendo assim, se faltarem na dieta, como fica o astral da pessoa ao longo do processo?

Dietas radicais, porque sou contra, e o que elas fazem?

As que cortam proteínas e gorduras eliminam a albumina e o triptofano tão necessário para a formação da serotonina e seu transporte até o cérebro.

As que cortam carboidratos, alteram a liberação de insulina, conforme o IG (índice glicêmico), interferindo na liberação de serotonina cerebral.

Isso tudo ocorre porque os mecanismos estão interligados e competem entre si. Assim, cerca de 3 semanas após as dietas, o nível de triptofano, precursor da serotonina, teve uma queda significativa e a tendência é que a pessoa vá em busca do que lhe falta.

Detalhezinho importante: as mulheres são mais sensíveis ao déficit de serotonina.

Por que nós mulheres temos mais dificuldade emocional na aceitação do nosso corpo e com a alimentação?

A maioria das mulheres esqueceu qual sua real origem. Os antigos diziam que as mulheres eram como a lua, enquanto o homem era como o sol. A lua tinha suas 4 fases, entre elas uma totalmente negra; o sol seguia sempre linear nascendo e se pondo num mesmo trajeto diário. Desta forma, as civilizações antigas colocavam em metáforas o funcionamento dos nossos hormônios e anunciavam o humor cíclico feminino. Hormônios e neuro transmissores são substâncias de um mesmo cérebro e sofrem interferência dos nutrientes.

Sabemos que moças com anorexia nervosa, que não tem gordura corporal suficiente, não menstruam, pois os hormônios femininos são solúveis na gordura.

Antidepressivos ajudam nas dietas?

Sim, os antidepressivos ajudam nas dietas, principalmente se a pessoa tiver baixo limiar de tolerância á frustração: “se frustra fácil e desiste, pois já não agüenta mais essa vida de fazer regime”; e tiver “idéias constantes sobre comida na cabeça”.

Quando o comportamento alimentar for mais impulsivo, ligado á emoção de raiva e agressividade, o ideal é associar estabilizador do humor.

Neste caso, procure um especialista: um psiquiatra, e SEM PRECONCEITO!!!
É para a sua saúde. Não precisa contar para ninguém.

E não esqueça amigos são muito importantes principalmente pra que possamos exorcizar algumas coisas de nossa vida :D

0 Deixe seu recado pra Lu:

Postar um comentário

Oi, poste seu comentario, ficarei grata e responderei em breve
Bjs e Força na Peruca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...